Pesquisa do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e Deloitte sobre “Gestão de Riscos e RIs – Evolução contínua para criar e preservar valor nas Relações com Investidores” registra que o CODIM (Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado) disponibiliza pronunciamentos sobre as melhores práticas para o mercado de capitais.

A pesquisa IBRI-Deloitte cita, por exemplo, recomendação para que as companhias criem Comitê de Divulgação (página 24). O Comitê de Divulgação geralmente é formado por profissionais capacitados de diversas áreas responsáveis por gerar e divulgar informações. De acordo com a estrutura da companhia, o Comitê de Divulgação pode incluir representantes de relações com investidores, contabilidade, finanças, gestão de riscos, compliance, jurídico, planejamento e comunicação.

O levantamento aponta, também, que a área de RI (Relações com Investidores) tem passado, nos últimos anos, por um processo de evolução em resposta aos novos desafios do mercado e os profissionais de RI têm uma atuação cada vez mais estratégica. Atualmente, além de divulgar as informações financeiras e gerir os processos da área com eficiência, o RI precisa estar cada vez mais alinhado com os objetivos de negócio, o que demanda visão diferenciada para lidar com oportunidades e riscos que surgem no dia a dia da companhia.

Veja a íntegra da Pesquisa IBRI-Deloitte:
http://www.ibri.com.br/Upload/Arquivos/enquete/3838_Pequisa%20IBRI%20e%20Deloitte_2016.pdf