Helmut Bossert, coordenador do CODIM-IBRI (Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado-Instituto Brasileiro de Relações com Investidores), Ângela Ximenes, superintendente da ABVCAP (Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital), Carlos Augusto de Figueiredo Carneiro, gerente do Departamento de Fundos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), participaram de “Talk Show sobre Investimentos em Empresas via Fundos de Participação”, na manhã do dia 17 de setembro de 2015, no SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em São Paulo (SP). O evento teve como moderador Bruno Peroni, consultor do SEBRAE Nacional.

Maria Auxiliadora de Souza, da Unidade de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do SEBRAE Nacional, enfatizou na abertura do evento o trabalho de comunicação com investidores como forma de reduzir o custo de obtenção de capital. Maria Auxiliadora comentou sobre a importância de capacitar os gestores do SEBRAE com o objetivo de prepará-los para buscar formas de capitalização, como investimento-anjo, seed money, venture capital, private equity,  dentre outros. “A ideia é que nossas empresas acessem essas formas de capitalização, apresentando seus negócios por meio de fóruns, de rodadas de investimento”, afirmou.

Helmut Bossert destacou a importância da visão de longo prazo na preparação da empresa para receber investimentos, disponibilizando informações com dados contábeis confiáveis e também apresentando os diferenciais em termos de capital humano, organizacional e de conhecimento. Ângela Ximenes enfatizou a necessidade do empreendedor ter plano estruturado de negócios e  ser flexível para atender a demandas do mercado. Carlos Augusto informou que há recursos suficientes do BNDES para os empreendedores, mas ainda faltam projetos inovadores e bem estruturados.